O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB) participou na noite de sexta-feira (22) da abertura oficial da 19ª edição do Japan Fest. Evento retomado, após a paralisação por conta da pandemia do coronavírus, com inúmeras atrações culturais, gastronomia e diversão. A festa começou na quinta-feira (21) e vai até domingo (24).
Realizado no Nikkey Clube, na zona Norte de Marília, o Japan Fest é considerado um dos maiores eventos realizados pela colônia japonesa e faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Governo do Estado de São Paulo, por indicação de Vinicius.
Para o presidente da festa, Keniti Mizuno o apoio de Vinicius sempre foi importante para a realização do evento. Nosso Japan Fest é uma festa para todas as famílias e agradecemos a presença do deputado Vinicius na abertura e a sua imprescindível parceria. Ele sempre se faz presente, é um verdadeiro apoiador desse que é um evento que resgata e enaltece a milenar cultura do nosso povo japonês. Foi através do deputado Vinicius, que o Japan Fest entrou para o Calendário Oficial do Estado de São Paulo e, com isso, somos beneficiados com o programa ProAc, da Secretaria de Estado da Cultura e recebemos apoio estadual e incentivo fiscal”, completou Mizumo.
O presidente disse que para a realização da festa em 2022, a motivação foi ainda maior. “Saímos das dificuldades da pandemia, sentimos que as famílias, principalmente as crianças necessitavam do retorno do nosso tradicional evento, com uma vasta praça de alimentação, exposições, artesanato, oficinas, Feira do Livro, concurso da Miss Nikkey e, é claro, de um bom parque de diversões”.
Para Vinicius, apoiar o evento é uma forma de agradecer toda a contribuição da forte e representativa colônia japonesa de Marília. “É um evento grandioso, que deve atrair até este domingo 60 mil pessoas, além da preocupação social, já que alimentos não perecíveis são arrecadados e destinados para quem mais precisa. O Japan Fest gera empregos, movimenta a economia, a cultura, o empreendedorismo e o lazer. Cumprimento toda a diretoria, comissão organizadora, expositores e o público, em geral, por manterem viva a tradição do evento que já ultrapassou os limites de Marília e é de toda a nossa região. Agradeço também ao novo governador Rodrigo, que autorizou através do ProAC o recurso de R$ 335 mil, da Secretaria de Estado da Cultura, em apoio ao Japan Fest”, concluiu o parlamentar.