loader image

Vinicius Camarinha intermedia reunião na Secretaria de Agricultura e Abastecimento e busca apoio a avicultores bastenses

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Na tarde desta quinta-feira (22), o líder da Federação PSDB/Cidadania, deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), esteve presente na Secretaria de Agricultura e Abastecimento para apoiar o prefeito de Bastos, Manoel Rosa, em uma reunião com o secretário de Agricultura, Antônio Júlio Junqueira, para tratar de um assunto que vem preocupando a região, a gripe aviária.

A audiência contou com a presença de Cristina Nagano, do Sindicato Rural de Bastos, que explicou o impacto causado pela transmissão da influenza, tanto na mortalidade de aves como na distribuição de alimentos. “Hoje trouxemos uma pauta muito relevante para a nossa região e para o Estado de São Paulo. Precisamos proteger o nosso plantel e a produção de ovos, que é uma proteína de grande importância para a população”, afirmou Cristina.

Foram solicitadas a vacinação do plantel e indenização para os produtores, e enquanto aguardam uma solução, o deputado Camarinha demonstrou total apoio ao município que carrega o título de Capital Nacional do Ovo e vem enfrentando essa dificuldade.

“Estamos preocupados e imbuídos em fazer com que o governo estadual e federal tomem as providências necessárias para proteger esse setor e a população. Sabemos o quanto é importante esse segmento para a economia e geração de emprego no município. Contem com o nosso trabalho, vamos continuar unidos para que tenhamos uma solução de proteção a todos”.

O prefeito Manoel agradeceu o trabalho e suporte de Vinicius nessa causa, “O deputado, mais uma vez, se mostrou parceiro de Bastos, não só no envio de recursos e investimentos, mas abraçou mais essa luta bastense. Agradeço ao deputado por ter defendido brilhantemente a nossa avicultura                                                  nessa reunião, juntos conseguiremos uma solução para essa luta”.

INFLUENZA/influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial.

No dia 22 de maio de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária publicou no Diário Oficial da União a portaria nº 587, que declara estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima