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Malha ferroviária do Estado pode ser reativa diz Vinicius Camarinha

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A proposta de reativar o transporte de cargas e passageiros, através da malha ferroviária no estado de São Paulo, foi objeto de discussão em audiência pública na Assembleia Legislativa. O assunto é tema do Projeto de Lei 148/2022, de iniciativa do Executivo, e trata da organização do transporte ferroviário no estado.
Durante a audiência, o líder do governo, deputado Vinicius Camarinha disse “Enquanto vemos países em desenvolvimento impulsionando o transporte ferroviário, nós ainda patinamos para encontrar uma solução. Hoje 85% de tudo é transportado sobre pneus, que é uma tragédia completa no ponto de vista econômico e ambiental”, disse Vinicius.
Após a audiência, Vinicius Camarinha reforçou sua posição de que a malha ferroviária pode e deve ser reativada. Ele lembrou que o sistema de trens para cargas e passageiros é amplamente utilizado no exterior, e que no Estado de São Paulo, temos uma malha ferroviária ativa com 2.390 quilômetros, enquanto outros 2.530 quilômetros de malha estão desativados ou ociosos.
O assunto em debate na Assembleia Legislativa contou com a presença de especialistas e técnicos do setor. Os debates giraram em torno de temas que impactam positivamente a adoção do transporte ferroviário, a forma como o Estado fará a reativação; de que maneira se dará a concessão de linhas para a iniciativa privada e, em razão importância e da complexidade do tema, os integrantes do debate entenderam a necessidade de novas audiências.
Para o líder do Governo, tratar da reativação do sistema ferroviário é um avanço porque a proposta vai permitir que a malha ferroviária paulista, hoje ociosa, seja reutilizada pela iniciativa privada para diversos fins, como turismo e transporte de cargas e passageiros.

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