Um reforço importante no enfrentamento dos casos graves da covid-19 será colocado em prática ainda nesta semana: os 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital das Clínicas de Marília. A ampliação dos leitos para atendimento à epidemia de coronavírus foi uma conquista do deputado estadual Vinicius Camarinha junto ao governo do Estado.
“Em janeiro, quando recebemos o governador João Doria, para a cerimônia de início da vacinação da CoronaVac juntos aos funcionários do HC, entregamos pessoalmente o ofício com o pedido dos leitos e a confirmação veio dias depois em uma audiência com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi”, disse Vinicius.
O parlamentar, acompanhado da superintendente do complexo HC/Famema, a médica Paloma Libânio esteve na manhã deste sábado (27) para conhecer a estrutura montada na instalação desses 10 novos leitos. Com a ampliação, o HC passará a contar com 40 vagas de UTI.
“Estamos na pior fase da pandemia, com UTIs lotadas e alas de casos mais leves, porém, todo investimento é bem-vindo, para mitigar os efeitos da covid-19. É uma doença que não escolhe e vem causando a morte de pessoas jovens e até sem comorbidades. Não mediremos esforços para buscar novos investimentos para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e salvarmos vidas”, destacou Vinicius.
De acordo com Paloma Libânio, os novos leitos serão importantes para o atendimento aos 62 municípios da região vinculados à Direção Regional de Saúde. “Nesse momento tão delicado por qual estamos passando, com a taxa de ocupação elevada, sendo o HC de referência regional, esse apoio do deputado Vinicius é fundamental. Desde o início da pandemia, ele já conquistou máscaras para os trabalhadores da Saúde e seus familiares, equipamentos, como respiradores, trabalhou para agilizar a vinda da vacina e, agora, os novos leitos da UTI”, completou a médica.
Além do HC, o Hospital da Unimar também foi contemplado com 10 novos leitos de UTI para o atendimento dos casos de covid-19. No caso do AHBU, para pacientes graves de Marília, já que o hospital é de referência para os casos da cidade.
Novamente na fase vermelha do Plano São Plano, a mais restritiva, Marília havia registrado até este sábado (27) 208 mortes por complicações da covid-19 e 14.322 casos positivos da doença.