Após denunciar na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (3), o fechamento de seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Marília, o líder da bancada do PSB, deputado Vinicius Camarinha, impetrou uma representação junto ao Ministério Público para tentar evitar o fechamento das unidades, solicitando a instauração de inquérito civil.
O fechamento foi anunciado pela Prefeitura de Marília.
A ação foi encaminhada ao promotor de Justiça do Patrimônio Público, Saúde e Social de Marília. Na sua argumentação, Vinicius destacou: “Saliento que o Conselho Municipal de Saúde é totalmente contra esses fechamentos, inclusive, tendo realizado audiência pública no bairro Bandeirantes, no último dia 25, onde a população foi unânime em rejeitar a proposta da administração municipal”.
Na representação, o parlamentar ainda cita que cada UBS possui a sua equipe técnica, formada por um médico clínico geral, um pediatra, um ginecologista, três enfermeiras, dois dentistas e seis técnicos de enfermagem, podendo ainda ter, em algumas unidades, outras especialidades como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. “A decisão vem na contramão do momento atual em que vivemos, necessitando a população de um aumento no atendimento à saúde e não fechamento de unidades. Usou a tribuna para comentar a situação da saúde pública na cidade de Marília. O fechamento vai representar 42 funcionários de saúde a menos para atender a nossa população”, destacou o deputado.
As unidades que seriam fechadas pela Prefeitura de Marília: UBS Bandeirantes, UBS São Miguel, UBS JK, UBS Castelo Branco, UBS Costa e Silva e UBS São Judas.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o fechamento faz parte de uma reorganização das unidades com base no volume de atendimentos. Algumas UBSs seriam transformadas em Unidades de Saúde da Família. “Tenho recebido centenas de denúncias. O político só tem medo de uma coisa: o povo. Quero conclamar nossa cidade de Marília para reagirmos e não admitirmos o fechamento das UBSs”, declarou Vinicius Camarinha.